Home > Projetos Sociais > ComParte

ComParte é um projeto de âmbito nacional de envolvimento cívico e transformação social, desenvolvido em parceria com a organização norueguesa Fábrica da Mudança.

Nasceu num contexto de crescente valorização da participação dos cidadãos na construção de estruturas sociais alinhadas com as necessidades e sonhos de todos, e enriquecidas pelo contributo de cada um. Assim, o ComParte ganha forma com metodologias participativas e leva até entidades decisoras a experiência dos cidadãos para os quais as estruturas da sociedade são criadas.

Considerando os cidadãos como consultores, um círculo de confiança é gerado: as estruturas acolhem as experiências e conhecimentos daqueles que vivem por dentro os sistemas; as tomadas de decisão são enriquecidas com esta nova informação; todos nos envolvemos e somos reconhecidos como parte importante da construção de estruturas que funcionam no seu melhor.

O ComParte procura colocar-se ao serviço de processos contínuos de desenvolvimento das estruturas da sociedade e de realização dos cidadãos procurando, para isso:

• Potenciar espaços de participação informais, geradores de proximidade e familiaridade;
  • Assumir uma identidade de colaboração, realçando o valor de todos os atores sociais, bem como os benefícios comuns da colaboração entre diferentes níveis de responsabilidade;
  • Contribuir para fazer chegar aos decisores ideias inovadoras, baseadas na experiência direta dos cidadãos;
  • Desafiar cidadãos a assumir causas de bem-comum, reconhecendo-se como peças importantes no desenvolvimento das estruturas da sociedade de que fazem parte.

Sonhamos com uma sociedade onde os cidadãos contribuem diretamente para o contínuo desenvolvimento dos sistemas de que beneficiam e fazem parte e onde cidadãos e decisores mantêm uma relação de confiança e colaboração, fortalecida por uma cultura de feedback e reciprocidade.

www.comparte.pt