Home > A Fundação > O Fundador
P1010834b

Fernando Maria Carvalho Borges de Frias nasceu a 28 de maio de 1924, na freguesia de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, distrito do Porto. Filho de Roberto Maximiano da Costa Frias e de Maria Rosa de Mello e Faro Carvalho Borges de Frias, casou com Elvira Maria Vieira Tinoco de Frias, em dezembro de 1976.

Completou o ensino secundário na cidade do Porto e licenciou-se em Ciências Económico-Financeiras pela Universidade de Lisboa, tendo trabalhado durante grande parte da sua vida no Banco Fonsecas & Burnay. Dedicado à sua profissão, Fernando Frias demonstrou também vontade de manter a ligação ao seu património agrícola. O teatro, o cinema e a história destacavam-se nos seus interesses culturais. Cultivou sempre os valores afetivos, sendo muito dedicado a seus pais e irmãos – António Carvalho Borges de Frias e José Carvalho Borges de Frias.

Pelo fato de não ter deixado descendência, há muitos anos que Fernando Frias revelava a intenção de deixar os seus bens a uma fundação que perpetuasse o nome da sua mãe e irmãos, e que tivesse como objeto o desenvolvimento da vitivinicultura no Douro, bem como fins de solidariedade social e beneficência.
Não tendo instituído a Fundação em vida vem, no entanto, a deixar por testamento essa tarefa a seu primo Carlos Maria Tavares da Cunha Coutinho a quem confia o papel de testamenteiro e cabeça de casal da herança e encarrega de fazer os estatutos da Fundação com o nome de Maria Rosa de Mello e Faro Carvalho Borges da Gama & Filhos.