Home > Projeto-piloto 2014/2015

Mosaico IV

 

O ComParte iniciou com uma fase piloto, de novembro de 2014 a junho de 2015, a nível regional, a fim de perceber potencialidades, pontos de necessária transformação e diferentes impactos do projeto.

 

 

 

O projeto-piloto esteve organizado nas seguintes fases:

1) Parcerias com as escolas

  • 6 escolas públicas e 1 escola privada
    • Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino (2 escolas)
    • Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita (2 escolas)
    • Agrupamento de Escolas Lindley Cintra (1 escola)
    • Agrupamento de Escolas da Bobadela (1 escola)
    • Externato de Educação Popular
  • Região de Lisboa e Vale do Tejo
  • Concelhos: Lisboa, Barreiro, Odivelas e Loures

 

2) Sessões iniciais com jovens

As sessões iniciais tiveram como principal objetivo ouvir os jovens e as suas experiências no sistema educativo, na procura de descrever a realidade vivida – o que funciona e pode ser ampliado, e o que poderia ser transformado.

  • 11 sessões
  • 27 turmas/grupos
  • Cerca de 600 jovens  (alunos do 7º ao 12º ano)

 

3) Sessões de aprofundamento de temas

As sessões de aprofundamento de temas tiveram como principal objetivo explorar com maior detalhe a descrição da realidade da escola/sistema educativo, e as sugestões para a mudança.

  • 18 sessões
  • 9 turmas/grupos
  • 171 jovens (alunos do 7º ao 12º ano)

 

4) Sessões finais de balanço

Sessões de balanço do processo e partilha deste percurso com o diretor de turma.

  • 14 sessões
  • 8 turmas/grupos
  • 152 jovens (alunos do 7º ao 12º ano)

 

5) Análise qualitativa de dados

Análise de conteúdo dos dados registados (descrição da realidade e sugestões relativas à escola/educação), e identificação dos principais temas e experiências a serem partilhados com as direções das escolas.

 

6) Encontros Jovens ComParte e Direções das escolas

Contextos afetivos e construtivos de devolução da informação, pelos jovens, às entidades decisoras.

  • 5 encontros entre os jovens e as Direções das escolas

 

7) Cadernos Jovens ComParte nas escolas

Entrega de um caderno com os temas chave partilhados pelos alunos em cada escola.

 

Alguns testemunhos de como estes meses foram vividos nas escolas…

 “Um dos momentos que mais me marcou foi o facto de saber que até a diretora do agrupamento está atenta e interessada em ouvir-nos.” [aluno]

 “O que mais me marcou foi (…) terem ouvido as nossas ideias sem excluir nenhuma.” [aluno]

“Senti que fiz a diferença quando disse aquilo que realmente sentia.” [aluna]

“Fico muito contente por esta turma ter sido escolhida para integrar este projeto. Fez-lhes bem expressarem as suas opiniões.” [professora]