Home > I&D > Conferências do Douro

No âmbito do Protocolo de Cooperação Cultural, Científica e Pedagógica entre a Fundação Maria Rosa de Mello e Faro Carvalho Borges da Gama e Filhos e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro foram criadas as Conferências do Douro.

Trata-se de uma iniciativa bienal, promovida em conjunto pelas duas entidades, que visa debater o Douro, os seus recursos e o seu desenvolvimento, em cada edição explorando uma temática diferente.

Conheça aqui o convénio estabelecido.

 

CONFERÊNCIAS 2018

As Conferências do Douro 2018, desenvolvidas no âmbito do Protocolo de Cooperação Cultural, Científica e Pedagógica entre a Fundação Maria Rosa e a UTAD, articulam-se em dois eventos, Encontros da Primavera e Conferência do Outono, ambos de cariz interdisciplinar, que pretendem explorar e interrogar a relação entre atividade humana, ambiente e a construção da paisagem na região do Douro, cruzando as perspetivas das ciências sociais e das artes.

 

15 de Novembro – ECONOMIA E DINÂMICAS NO DOURO – UTAD – Vila Real

A Conferência do Outono, sob alçada do CETRAD e coincidente com o seu II Fórum de Stakeholders, é dedicado à “Economia e Dinâmicas Demográficas no Douro” e pretende constituir-se como um espaço de colaboração nos campos cultural, científico e pedagógico, entre o CETRAD e os seus diferentes Stakeholders do território, em torno de quatro temáticas – Recursos do território; Produtos e mercados; Turismo(s) e Desenvolvimento; e Múltiplos Olhares sobre o Douro.

VER AQUI o programa e enquadramento

 

7 a 10 de Junho – A ARTE DOS ENCONTROS NA PRIMAVERA –  em Picote (Miranda do Douro)

Decorreu entre 7 e 10 de Junho de 2018 a XIII edição dos Encontros da Primavera de Miranda do Douro. Este ano, tendo como tema “A arte na paisagem, olhando o Douro e o Planalto”, reuniram-se académicos, artistas e a população local em Picote, sede destes Encontros desde 2015.  Com a curadoria de Lorenzo Bordonaro, antropólogo artivista e actual investigador do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da UTAD, o evento decorreu ao ritmo que o caracteriza. O do tempo (lento) para as pessoas partilharem conhecimento, projetos, ideias, filmes, fotografias, palavras e silêncios. O ritmo de um ‘slow event’ que facilita a intimidade do contacto e do diálogo feito devagar. Destacam-se a exposição de fotografia de Cláudia Costa e os trabalhos dos artistas em residência Seila Fernández Arconada (Espanha) e Marcelo Moscheta (Brasil), que ficam doravante (e até que o tempo o permita) inscritos na paisagem de Picote. Filmes, debates, leitura da paisagem, tertúlias sonoras e a experiência do lugar e de estar com os outros num programa que terminou com uma ‘viagem ao centro da Terra’ (às instalações da Barragem de Picote). A Frauga, o Ecomuseu, a Junta de Freguesia de Picote e a UTAD, este ano com apoio financeiro da Fundação Maria Rosa no âmbito das Conferências do Douro 2108 e do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia), voltaram a ter na sua agenda um evento de muita qualidade e que já é referência marcante no programa de cultura da UTAD e das atividades artísticas do Nordeste Transmontano. ​

Ver aqui Encontros de Primavera 2018_Programa Completo

 

CONFERÊNCIA 2016

Desenvolvimento Territorial Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis

conferencias-utad

Na sua primeira edição as Conferências do Douro propuseram o debate sobre o Desenvolvimento Territorial Sustentado e os Estilos de Vida Saudáveis, contando com o apoio e a organização da recentemente instituída Cátedra UNESCO da UTAD em “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis” e envolvendo reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros.

 

Sobre a iniciativa:

Notícia Jornal Notícias de Vila Real